sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Jamary Oliveira


Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Composição e Teoria da Música pela Universidade Brandeis e Doutor em Composição pela Universidade do Texas em Austin. Membro da Academia Brasileira de Música (ABM), da Academia de Ciências da Bahia (ACB), da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da International Society for Music Education (ISME), e membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea (SBMC), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música (SONARE).
Na Universidade Federal da Bahia, além de professor de Composição e Teoria da Música, atuou na Administração Acadêmica tendo exercido cargos de chefia na Escola de Música e na Administração Central da Universidade.
Como compositor tem suas obras editadas, executadas e gravadas no Brasil e no exterior. O seu nome está incluído no The New Grove Dictionary of Music and Musicians, no Dizionario Enciclopedico Universale Della Musica e dei Musicisti, no Rieman Musik Lexikon, no Diccionario de la Musica y los Músicos, no Die Musik in Geschichte und Gegenwart e em fontes de referência a respeito da Música do Brasil e da América Latina.
Atuou como pesquisador senior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e como assessor junto a diversas universidades e orgãos de fomento à pesquisa tais como o CNPq, a Fundação CAPES, a Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).  Atualmente atua no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, onde leciona disciplinas relacionadas à Composição, Teoria da Música e Informática aplicada à música. Em suas pesquisas tem se dedicado principalmente ao uso da informática aplicada à Teoria da Música e à Composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário